Pavilhão Multiusos Do Externato S. João Brito
Num lote característico da cidade do Porto, com as suas particulares dimensões – 7,5m x 45m, construiu-se inicialmente um edifício destinado aos quatro anos de ensino básico (1993).
Com a aquisição, durante a obra, de um pequeno chalet no lote vizinho – de dimensões idênticas - o conjunto construído ganhou outra dimensão e consistência, ficando dotado de equipamentos como ginásio e sala de computadores a funcionar num novo pavilhão que, ao mesmo tempo serve de contraponto, equilibrando visual e formalmente as três construções. O chalet foi, numa segunda fase (1996), totalmente remodelado para albergar uma creche e, por fim, construiu-se o pavilhão que regula e estabiliza os perfis envolventes, definindo com o recreio a qualidade e continuidade dos espaços exteriores e, também pela sua materialização, a dos três edifícios que configuram o conjunto.
Este pavilhão (2004), de carácter efémero, articula-se em três pisos, sendo a cave polivalente (destinada a recreio coberto, aulas de ginástica, ballet, Karaté, etc ), com instalações sanitárias de apoio, vestiário e arrecadação - a iluminação e ventilação deste espaço será zenital, feita através de um grande lanternim transversal, o que proporciona uma iluminação e ventilação naturais; o piso térreo alberga uma sala ampla para actividades e, no piso superior, iluminado e ventilado zenitalmente, encontra-se a sala de computadores. Tendo-se construído uma base em betão para o espaço em cave, todo o edifício acima do solo está executado em estrutura metálica, constituindo uma construção facilmente desmontável e montável noutro local. Esta estrutura reveste-se de isolamento térmico e contraplacado de madeira do tipo Parklex pelo exterior e pelo interior com um painel tipo sandwich Ondutherm, pintado de branco.
Os três momentos de construção, articulando os dois lotes, materializam não só as necessidades programáticas, mas sobretudo a resolução de um problema de inserção urbana de um equipamento colectivo de pequena escala numa área residencial.
FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS: StreNg
INSTALAÇÕES DE HIDRAULICA: Eng. Carlos Matos
INSTALAÇÕES TÉCNICAS ESPECIAIS: GET
COORDENAÇÃO E FISCALIZAÇÃO: Graça Correia Ragazzi
CONSTRUÇÃO: Empalme