Estação do Polo Universitário II
Trata-se de uma estação da linha "S”, subterrânea e do tipo M3 ( "cut and cover"), realizada sob a nova Alameda (da Rua Dionísio Santos Silva), no novo Campus Universitário da Asprela.
Face às cotas do traçado da linha, a estação foi dotada de dois patamares intermédios, onde se localizam o sistema de bilheteira e um espaço técnico.
Os acessos resultam da tipologia da estação - única até ao momento de cais central onde se localizam todos os sistemas de controlo, apoio e sinalização indispensáveis ao funcionamento do meio de transporte – e caracterizam-se por:
no topo sul da estação, uma escada fixa com dois lances e patamar e duas escadas mecânicas, uma ascendente e outra descendente, dão acesso da superfície ao patamar intermédio; o mesmo sistema de acessos repete-se deste nivel ao nivel do cais
no extremo norte da estação, uma escada fixa com dois lances e patamar e um elevador dão acesso da superfície ao patamar intermédio; duas escadas fixas e o elevador dão acesso, a partir deste, ao nivel do cais.
A estação foi executada integralmente em betão, com secção Ω, e posteriormente regularizada e forrada com placas de gesso e tijolo, com acabamento liso, contínuo e de cor clara.
O granito cinza uniforme e de grão fino reveste a totalidade dos pavimentos e lambrins dos patamares intermédios.