Escola Secundária Joaquim Carvalho
A proposta na sua globalidade tem como pressuposto fundamental a não sobreposição da nova construção à construção existente, e a manutenção ou mesmo enfatização do esquema funcional e formal actual, em especial o funcionamento a duas cotas dos espaços exteriores associados à construção, além da manutenção do eixo longitudinal de distribuição, desde a porta de entrada no recinto até ao campo desportivo no tardoz do polidesportivo coberto, na linha de charneira entre as duas cotas.
A construção nova, por contraste com a construção existente, é um edifício baixo que alberga sobretudo programas em que se pretende uma relação forte com o exterior, como sejam as salas para ensino das Artes, o Refeitório/Bar e a Biblioteca. Áreas fortemente infraestruturadas são ainda incluídas neste edifício como sejam todas as áreas de serviço ao refeitório e os laboratórios, além das oficinas de Artes Visuais. Formal e funcionalmente o edifício pretende sobretudo por um lado definir-se como espaço fortemente relacionado com os espaços exteriores adjacentes, articulando as duas cotas em que estes se implantam. O espaço do ginásio/sala polivalente será precisamente o espaço em que essa articulação de cotas surge de forma mais clara.
No edifício existente distribuem-se fundamentalmente as salas de aulas nos dois pisos superiores e as áreas destinadas aos orgãos de gestão, trabalho de docentes e Centro de Novas Oportunidades, no piso do Átrio. As Instalações Sanitárias de serviço ao edifício existente estão associadas aos novos acessos verticais implementados junto ao encontro com a construção nova.
Da nova proposta resulta então sobretudo um novo desenho dos espaços abertos em torno da escola, estabelecendo de forma clara duas tipologias de espaços abertos: pétreos e delimitados no espaço entre o volume novo e os existentes, e um conjunto de espaços abertos, muito plantados, que envolvem todo o recinto num maciço verde.
Consultants
Estruturas: ADF Engenheiros Consultores; Pedro Morujão
Hidráulicas: Fernanda Valente
Elétricas: GPIC Projectos Consultoria e Instalações; Fernando Aires
Física de Edifícios: NaturalWorks; Guilherme Carrilho da Graça
Térmica e Acústica: NaturalWorks; Guilherme Carrilho da Graça
Mecânicas: NaturalWorks; Guilherme Carrilho da Graça
Segurança: GPIC Projectos Consultoria e Instalações; Alexandre Martins
Revisão e Quantificação de Projeto: Rui Prata Ribeiro Lda; Rui Prata Ribeiro, Paula Balsei