THEATRE IN A QUARRY, VILA VIÇOSA
Pretende-se transformar uma pedreira pertencente à empresa de extracção de mármores Solubema, intitulada VS, num teatro ao ar livre, de modo a albergar, uma vez por ano e durante o Verão, um festival de ópera promovido pela universidade.
Esta pedreira encontra-se a sudoeste de Vila Viçosa, junto ao relevo mais importante da região, a Serra D´Ossa. A original topografia da zona foi sendo alterada ao longo dos anos através de enormes crateras criadas pela incessante procura de pedra. São feridas violentamente abertas que contrastam, com especial evidência, com a paisagem envolvente. No entanto, e paradoxalmente, o efeito devastador no território, que muito nos impressiona, é compensado pela possibilidade de utilização destes novos espaços, cuja natureza nos é estranha e cuja escala nos esmaga. São espaços magníficos e grandiosos, originando estruturas espaciais especialmente vocacionadas para acontecimentos cénicos.
O principal mote da intervenção é o do percurso, que leva o público da cota de chegada, numa descida de 50 metros que vence o complexo sistema de bancadas, no que se pretende um verdadeiro percurso arquitectónico onde se sublinham as possibilidades criadas pela exploração da pedra, através do corte dos enormes blocos que revelam superfícies de infindável espessura – numa operação predominantemente estereotómica.
A esta operação apenas se acrescentam alguns elementos excepcionais, que marcam três momentos: chegada (bilheteira e lojas), zona de pausa (bar e esplanada) e área de espectáculo (plateia e palco).
Este último conjunto está disposto sobre um plano de água e contra as enormes paredes originais que ampliam, com a sua massa, a potência da voz do tenor.