Garage Films Produtora De Filmes De Publicidade - Lisboa
Requalificação de dois armazéns, em Lisboa, para instalação de uma produtora de filmes de publicidade.
Os dois armazéns encontram se situados numa área de estacionamento privado, junto à rua da Junqueira. Espaço interior e simultaneamente com grande centralidade. Um pedaço de cidade ainda por construir.
A operação tem como objectivo principal responder a uma ideia de apropriação de um espaço industrial, inerente conceito de funcionamento da empresa de nome Garage Films.
A reutilização dos armazéns tem como base as seguintes operações:
Manter o esqueleto do edifício, paredes e pilares em tijolo maciço que definem os limites exteriores, asnas em madeira e cobertura.
Desmontar três troços da cobertura existente, de forma a definir um espaço exterior central pátio e permitindo, deste modo, a relação com um exterior verde que funciona por oposição ao grande espaço asfaltado que envolve os armazéns.
Construir uma plataforma sobre a qual pousam os espaços de trabalho individual e que garante a passagem de todas as infraestruturas ar condicionado, electricidade e rede estruturada que alimentam os gabinetes individuais e as ilhas de trabalho.
Tratar o pavimento interior todo por igual, com betonilha afagada com pigmento.
Revestir o tecto com placas rígidas de lã de rocha forrada a folha de alumínio que garantem o isolamento térmico e acústico do espaço, criando uma enorme superfície de reflexão.
Subdividir os espaços interiores com estantes/divisórias, construídas em MDF, que serão sujeitas a intervenção do artista plástico Gilberto Reis.
Abrir vãos na fachada nascente, construídos em aço e vidro: caixas balançadas, que projectam o interior para um exterior distante afastando-o da envolvente agreste mais próxima.