Recuperação do Teatro Cinema de Fafe
Recuperação do Teatro Cinema de Fafe
DADOS
Ano de 2003
Edifício de início de Sec. XX situado no centro da cidade de Fafe,
Teatro de Sala à Italiana, com planta em forma de arco, dois pisos de camarotes colocados em colmeia sobre a plateia e uma clara separação entre palco e público através de um fosso de orquestra e boca de cena.
SALA
Tecto abobadado ricamente pintado; Camarotes e boca de cena decorados com sóbrios motivos florais que enquadram a iluminação.
Salão Nobre, com elaborado trabalho de pintura em damasco criada com diversos matizes que reforçam a dimensão do espaço. A decoração é complementada com mobiliário da época.
EXTERIOR
Fachada principal em esgrafitado de fundo vermelho com motivos florais e imagens aladas; Restantes fachadas cegas em alvenaria de granito.
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO
Restauro e Reabilitação do edifício existente;
Reestruturação da relação do edifício à envolvente urbana;
Introdução da tecnologia necessária ao funcionamento do Teatro com segurança e conforto;
Criação de uma Sala de Cinema anexa ao Teatro;
Criação de um corpo de academia de música;
Complementação do programa em falta no edifício original – foyer, instalações sanitárias compartimentos técnicos;
PROJECTO
A complexidade do programa de intervenção obrigou a uma forte solução de princípio, capaz de resolver as principais questões colocadas. Propôs-se a introdução de uma nova fachada capaz de albergar novas soluções programáticas e técnicas mantendo as salas principais, no interior praticamente intactas. Esta epiderme tem ainda a capacidade de criar uma nova face ao Teatro, mais dialogante com a envolvente. Essa intenção é complementada com a criação de uma praça contígua sob a qual se desenvolve o foyer e a sala de cinema, criando o desafogo necessário para a percepção e utilização do conjunto.
As soluções técnicas e plásticas encontradas para o exterior e ampliação são decorrentes desta estratégia. Uma fachada transparente deixa adivinhar a complexidade do novo edifício, tendo como pano de fundo o revestimento de madeira que se desenvolve na continuidade da praça. No topo poente vislumbra-se no interior do volume, o espaço destinado à academia de música.
Em paralelo, o Interior do Teatro, livre dos constrangimentos normais decorrentes da passagem das infraestruturas pesadas foi restaurado devolvendo à sala e espaços Nobres a sua forma e aspecto original.
Projecto
Recuperação do Teatro Cinema de Fafe
Cliente
Câmara Municipal de Fafe
Localização
Travessa Monsenhor Vieira de Castro
Fafe, Portugal
Área bruta
4.700m²
Arquitectura
Gonçalo Louro & Cláudia Santos – Arquitectos, Lda.
e António Guedes
Colaboradores
André Almeida, Paulo Costa, Tierri Luís
Medições
Ruy Crisóstomo
Especialidades
CODIO, Lda (Estabilidade) | GET, Lda (Inst. Mecânicas) | RMGO, Lda (Inst. Eléctricas) | Acústica & Ambiente, Lda (Acústica) | J. Aidos, Lda (Mecânica de Cena) | António Correia (Segurança) | Pedro Barros (Hidráulica) | António Vasques (Restauro)
Empreiteiro geral
Casais, S.A.
Data de Projecto
Feb. 2004
Data de Conclusão
Out. 2009
Photography
FG+SG