CASA DO AVENAL
Ficha Técnica:
Projecto: Casa do Avenal
Habitação Permanente
Cliente: Manuela e Manuel Coelho
Local: Avenal - Ul
Oliveira de Azeméis
Data de Projecto: Julho 2000 / Maio 2001
Construção: Junho 2001 / Junho 2004
Proj. Arquitectura: Carlos Castanheira
Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arqtos Ldª
Colaboração: Hellen van het hart
Sofia Reis
Duarte Rodrigues
Demis Lopes
Luís Calheiros
João Figueiredo (3D)
Proj. Estabilidade: Armandina Rodrigues, Engª Civil
Carlos Castanheira, Arqtº
Construtor: Administração Directa
“A Construtora do Loureiro”, Lda. (Empreiteiro Geral)
Photography: Fernando Guerra
FG + SG - Fotografia de Arquitectura
Memória Descritiva
Tendo anteriormente iniciado um outro projecto num outro local de dimensões mais reduzidas, para estes clientes a primeira ideia foi abandonada para iniciar este projecto num terreno bem maior e com a possibilidade de realizar uma casa num só piso.
Apesar do programa ser o mesmo, o sítio criou a possibilidade física e espacial de aumentar as áreas dos espaços pretendidos assim como a possibilidade de experimentar outro tipo de construção, a construção em madeira.
O terreno, densamente arborizado com eucaliptos, foi limpo de toda a arborização, deixando a descoberto uma suave elevação do terreno e uma vista a Sudeste.
O programa pretendido originava uma habitação com uma área coberta grande que num só piso poderia ser difícil de controlar.
De modo a reduzir as distância físicas e perceptuais, inerentes à solução de um só piso, decidi organizar a casa em arco, regular, sendo todas as paredes paralelas entre si, as longitudinais e convergentes no centro das longitudinais as paredes transversais.
O acesso faz-se pelas traseiras, a Norte, onde está também situado o espaço coberto para os automóveis e as áreas técnicas.
Adoçado ao terreno o volume único da habitação é composto por vários volumes unificados pela cobertura.
No volume a Nascente estão localizados os três quartos e respectivos sanitários.
Ao centro, em directa relação com o espaço de garagem e acessos, estão localizados todos os espaços sociais, nomeadamente; hall de entrada, escritório, cozinha, sala de estar e sala de jantar.
O volume a Poente, que é o primeiro a ser perceptível à chegada, alberga a piscina interior, balneário e um espaço para festas familiares.
A estrutura de madeira poisa sobre o betão das lages de piso e em algumas paredes periféricas em alvenaria.
No interior as paredes são em gesso cartonado, os tectos com a estrutura aparente em madeira, forro de madeira e caixilharias de madeira. O pavimento é todo em xisto.
O exterior resume-se às paredes em pedra de xisto com cantarias e cunhais reforçados com pedras de granito. A frente a Sul é toda madeira e vidro, sendo garantida a protecção solar por meio de balanços de cobertura suportados por pilares de madeira.
A cobertura é praticamente plana e impermeabilizada com chapa de cobre.
Gaia, 12 de Maio de 2003
Carlos Castanheira, Arqtº